Contrações
Outro dia me explicaram que mulheres grávidas tem contrações de treinamento.
Desde meses antes do nascimento, os músculos começam a praticar as contrações e a ensaiar o parto.
Todo o movimento é feito sem que o processo siga em frente. A criança continua na barriga esperando a hora certa pra nascer - em geral, num dia em que os pais tem outro compromisso.
É como se o corpo, por conta própria, tentasse se preparar pra maratona que é espremer uma criança inteira canal vaginal afora.
[nota mental: montar um canal de TV feminista chamado Canal Vaginal]
--
Fiquei com essas contrações na cabeça, inclusive doeu bastante.
Mas olha: se em pleno dia nove de janeiro você já deixou de cumprir suas metas para o ano, já matou a academia e a dieta e agora se sente culpado por ter desperdiçado toda a empolgação que bateu no réveillon, calma.
Você não falhou: são só contrações de treinamento, elas são necessárias para que o bebê nasça.
Por isso me bate uma preguiça imensa quando aparece esse bando de especialista com filtro de Janeiro Branco na foto do perfil, pregando uma saúde mental inalcançável e elitista, ditando uma receita sobre como agir, passo-a-passo para que tudo fique bem.
Como se fosse possível ficar tudo bem, como se houvesse um jeito certo de agir.
As variáveis são tantas, com tanta coisa pra se digerir, que mudar de vida completamente de uma hora pra outra chega a ser violenta.
A mente também precisa de ensaio, precisa contrair sem fazer o parto, pra dar conta do impacto que é mudar um hábito pra sempre.
--
Talvez essa coisa de Janeiro Branco me irrite porque me lembre muito de cesariana. Avental, luva, bisturi, higiene, incubadora. Não gosto muito disso. Não é saudável mudar de fórceps.
Saúde mental é colorida. Vai e vem, sem muita receita, de um jeito que o corpo já intui como fazer quando deixado em paz.
É um processo natural, um parto na água. Com contrações de treinamento que doem meses antes da mudança acontecer. É fazer cocô sem querer enquanto empurra a criança. É o mamilo sangrando depois de tentar amamentar.
Saúde mental é bagunçada.
Não é branca nem é limpinha, mas é lindamente humana.

Comentários
Postar um comentário