Ouço de muitas pessoas que o motivo pelo qual elas fazem atividades físicas é conseguir limpar a própria bunda na velhice.
Eu não tô longe. Cada abdominal que eu faço, penso "isso sou eu conseguindo levantar da cama aos 85 anos sem ajuda". E sim, tem verdade nisso, mas vamos ser sinceros - as razões vão além.
Meus motivos de fazer atividade física são divididos da seguinte forma:
- 12% pra ter saúde na velhice
- 20% pra gastar uma energia que de outra forma seria investida no descaralhamento da minha cabeça
- 60% pra tirar fotos em que meu braço parece grande, postar, receber um foguinho de alguém que suscite meu apetite sexual e depois não fazer nada a respeito porque eu sou recatado (jacu)
- 8% para vingança
De qualquer forma, se o objetivo de fazer exercícios agora é reduzir agruras na terceira idade, precisamos de tanto esforço assim? Eu realmente preciso fazer agachamento búlgaro só pra conseguir limpar a minha vindoura poupança?
Acho possível bolar um plano de treino que realmente contemple as necessidades de um idoso e ainda economizar esforço.
Comecemos pelo básico: você precisa conseguir comer sozinho, levantar da cama e limpar a bunda. Isso tudo pode ser contemplado num único movimento, em que você se levanta da posição horizontal, ergue os dois braços até a boca, vira pra trás e depois direciona a mão ao furico. Três séries de doze.
Para manter a coordenação motora fina, sugiro outros dois exercícios.
Um bom idoso precisa ser capaz de beliscar a bochecha de uma criança e jogar um chinelo num cachorro. Esse movimento é mais complexo: inclina a coluna, bota a mão pra frente, fala "cuti-cuti" e aperta o indicador e o polegar. Na mesma inclinação, já pega o chinelo do pé e arremessa pra longe. Pontos extra se fizer uma caminhada pra buscar o chinelo.
Pronto, o preparo físico já está feito.
Lembre também que estamos num colapso climático e fazer essas atividades num ambiente a 55 graus Celsius vai tornar a situação muito mais próxima da realidade que vamos enfrentar.
--
Outra necessidade dos idosos é de convívio social e precisamos nos preparar pra isso também.
Então, no seu treino para envelhecer bem, faça questão de movimentar-se diariamente na direção de outras pessoas. Ligando para perguntar como um amigo vai, frequentando uma atividade em grupo? Não.
Entre um movimento de limpeza de bunda e outra, treine o seu dedinho mandando bom dia para todos os seus contatos no WhatsApp.
"Mas são oito horas da noite!"
Foda-se. Bom fucking dia, Nélio Vidraceiro.
Se alguém responder sua mensagem fazendo uma pergunta, responda apenas com uma figurinha de um dedão fazendo sinal de joinha. Essa é toda a interação que você vai precisar na terceira idade.
Preparo social, check.
--
Vale lembrar que não adianta nada envelhecer e passar anos da sua vida com um humor incompatível. É preciso cultivar o mau humor desde cedo, porque senão você chega aos 65 esperando o melhor das pessoas e nada é mais cafona que isso.
Eu, por exemplo, faço questão de parar um pouquinho todos os dias para reclamar das flores, sempre reservando um segundinho para ver o pior da vida. Meu avô teria orgulho.
--
É muito esforço, mas quero mesmo ser um velho com autonomia, capaz de colocar minha própria boina, limpar minha própria bunda e maltratar meus próprios netos.
Ou, então, espero que a vida me permita evoluir psicologicamente a ponto de não me importar de andar com a bunda suja por aí.
Ou não andar, né, porque andar é exercício e eu terei passado a vida tentando evitar essas coisas.
Comentários
Postar um comentário